Carros de luxo, roupas de marca, aparelhos eletrônicos de ultima geração entre outros. Tudo isso promove um estado de êxtase, no qual apenas pessoas favorecidas economicamente tem acesso,
porém isso é felicidade? Um assunto que iremos discutir a seguir.
Para muitas pessoas bens materiais trás a felicidade plena, entretanto seria ousado ou ate mesmo incoerente da minha parte, afirma que apenas as pessoas que estão em altos patamares da sociedade(econômica) são felizes. E as pessoas do subúrbio, das periferias, das favelas não seriam felizes? Claro que seriam e são, muitas vezes ate mais felizes que grandes empresários.
Mas diante da sociedade atual em que vivemos, não podemos negar que , digamos, dinheiro influencia sim a estrutura emocional das pessoas. Sociedade esta capitalista que desfavorece muito pessoas carentes, ou pelo menos não as favorece.
Essa sociedade capitalista tem sua base fundada no fim do século das luzes quando vários aspectos iluministas foram tomados pela sociedade capitalista. Como por exemplo o grande crescimento da burguesia e a enorme perda de poder (politicamente e socialmente falando) da igreja católica, a qual hoje divide espaço com varias outras religiões.
Outra grande influência do iluminismo na sociedade contemporânea, foi o grande avanço da ciência, que antes era altamente restringida pela igreja católica, e que com o seu progresso, acarretou em um grande avanço tecnológico que daria início a grandes revoluções. Tecnologia que foi evoluindo cada vez mais, e que hoje e o grande motor da sociedade.
Então voltamos a pergunta inicial, pessoas economicamente desfavorecidas tem a possibilidade de ser realmente felizes? E as pessoas de classe alta(economicamente falando) tem o dever de ser felizes?
Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir sobre este assunto!