domingo, 5 de julho de 2015

África no período do tráfico negreiro.

   Olá! Hoje abordaremos um tópico bastante interessante: a África em seu período de tráfico de escravos. Bom,  vamos começar ressaltando que a escravidão surgiu primeiramente na África, muito antes de existir frotas marítimas.
   Tráfico negreiro era o transporte forçado de escravos da África para outros continentes, em especial para as Américas Espanhola e Portuguesa. Esse tráfico provinha da alta demanda de escravos para a exploração de minas de ouro e prata e também da colheita de cana-de-açúcar. Os escravos viajavam da África até a América e por causa desta imensa viagem muito dos escravos morriam na travessia do oceano Atlântico. Para facilitar este comércio a França, Inglaterra, Espanha e Holanda, instalaram postos por toda a costa africana, facilitando a comercialização de escravos da África diretamente para suas colônias.
 

Mapa de rotas do tráfico negreiro.

    Os escravos vendidos eram, geralmente, tribos que perdiam conflitos e mais tarde eram vendidos pelos vencedores destes conflitos. Entretanto havia também a entrada de exploradores por pontos vulneráveis do continente e a dominação de povos mais fracos, escravizando-os. Quando ocorria de os escravos serem comercializados pelos próprios africanos com outros impérios, o transporte utilizado para transportá-los eram grandes navios, os navios negreiros, e suas condições eram precárias tratando os escravos como animais e os alimentando apenas de sobras de comida e água.



    Com a grande requisição de escravos por todo o mundo, as guerras entre povos na África aumentaram significavelmente, pois os vencedores escravizariam os perdedores e esses comercializados gerando altos lucros. Com essas guerras ocorrendo por boa parte do continente, os povos ficavam com bastante medo aumentando seus armamentos aumentando a tensão. Com o passar do tempo e com a proibição de diversos países do tráfico de escravos pelo oceano atlântico, essas guerras foram perdendo força, entretanto o cenário de destruição continuava. A África era, sem duvida nenhuma, o continente mais rico biologicamente com imensas florestas que com as guerras entre povos perdeu sua um pouco de sua diversidade. Até hoje o continente africano sofre com a pobreza de alguns povo, resultante do tráfico negreiro.



Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comércio_atlântico_de_escravos
                          http://www.brasilescola.com/historiab/trafico-negreiro.htm


link para as imagens: Mapa das rotas de tráficos  &  Navio negreiro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário