Surgimento das máquinas, novos meios de produção, e o expressivo avanço da burguesia. Essas são três dos mais importantes aspectos da revolução industrial, revolução essa que deu início a um "novo mundo" que teria, a partir daí, um acelerado avanço tecnológico.
Desde o surgimento das primeiras máquinas até os mais avançados meios de produção em massa, esse excessivo e acelerado avanço tecnológico trouxeram alguns problemas e talvez o maior deles seja o consumo em excesso ou consumismo.
Com o surgimento de novos meios de produção e o grande surgimento de donos de fábricas, o estoque de produtos foi aumentando e os donos das indústrias queriam achar uma maneira de fazer com que os consumidores comprassem o seu produto mesmo se não precisassem, aparecendo com forte intensidade a publicidade.
A publicidade, um dos grandes pilares da sociedade consumista, trouxe um fator agravante à população. As pessoas passaram a não consumir apenas o que precisavam mais também o que não era necessário gerando assim um grande impacto na economia mundial. Se eu adquirisse um produto, e daí alguns dias um novo era anunciado, este passava a virar prioridade e assim por diante como em uma grande bola de neve.
Com o avançar do tempo e o aumento de produtos em diversas áreas, a lei da oferta e da procura ia se intensificando e cada vez mais as pessoas procuravam produtos que de certa maneira "facilitassem", ou "apressassem", a rotina. Por exemplo o surgimento da internet que trocou a conversa matinal por um simples trocar de menagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário